O blogue da nossa biblioteca

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ás de ler na Drummond

       Foi lançado um novo projeto na escola - "Ás de ler", pela Biblioteca Escolar, este ano letivo. Esta foi uma iniciativa pensada para as turmas do 5.º ano com o objetivo principal de articular o trabalho da Biblioteca Escolar com o do professor na sala de aula.


       A Biblioteca não é um mero depósito de livros; é um organismo importante na escola e, com um trabalho bem pensado e articulado, pode ocupar um papel central na aprendizagem dos nossos alunos.

       O Projeto "Ás de ler" consiste em três unidades didáticas destinadas aos três períodos letivos, planificadas pela Biblioteca Escolar, e visa, sobretudo, apoiar o trabalho do professor na sala de aula.

        "Ás de ler" tem ocupado diversas aulas de TIC/Cidadania e tem contribuído para o desenvolvimento de ínumeras competências trabalhadas nestas aulas.
       O projeto contribui para que os alunos desenvolvam competências ligadas às TIC.



       A atividade "Vamos fazer um livro!" inserida no projeto tem ajudado igualmente a que estes alunos melhorem a competência da escrita e que desenvolvam a imaginação, criando histórias a partir de livros, vídeos, de começos dados, com a atividade.



       É um projeto focado também no desenvolvimento de competências ao nível da leitura e expressão oral fora do ambiente convencional de aula de aula para motivar para a escola e para a aprendizagem





         
       O Projeto Ás de Ler, como não podia deixar de ser, é também uma forma de promover  o contacto com os livros e com diferentes autores da literatura, promovendo  o gosto pela Biblioteca e pela leitura e, consequentemente, aumentando a frequência e utilização deste espaço.

       As atividades desenvolvidas por este projeto têm recebido uma boa adesão por parte dos alunos, tendo sido, por isso, alargadas ao 6.º ano. Ficam aqui, outros registos do trabalho que tem sido desenvolvido nas turmas do 5.º ano.