O blogue da nossa biblioteca

Hora do Conto


        A Biblioteca Escolar da EBI Francisco Ferreira Drummond continua a desenvolver um trabalho incisivo na promoção da leitura, sobretudo junto dos mais novos. Este ano letivo dá novamente continuidade à Hora do Conto, pois é fundamental promover o contacto com a literatura e incutir o gosto pela leitura, desde cedo.

Quinzenalmente, todas as crianças do pré-escolar deslocam-se à biblioteca para ouvir uma história narrada pela professora da equipa da Biblioteca Escolar, Angelina Esteves. A minha professora é um monstro, Mimi e o tapete voador e Quando eu for grande são algumas das histórias já contadas este ano letivo. No momento do conto, as crianças mostram-se sempre atentas e participativas, interagindo com a história e com a narradora.








Para os alunos do 1.º ciclo, a Hora do Conto é dinamizada em parceria com a Biblioteca Municipal Dr. Silvestre Ribeiro da Praia da Vitória, aproximadamente uma vez por mês. Numa sessão de meia hora, as crianças ouvem histórias variadas que conduzem, muitas vezes, ao diálogo e à reflexão sobre temas importantes do seu quotidiano. De que cor é um beijinho? e Carta ao Pai Natal foram as últimas histórias contadas e muito apreciadas pelas crianças.

           É importante continuar a levar as histórias até aos mais novos, pois, como é hoje reconhecido por muitos autores, as boas histórias enriquecem a vida da criança, estimulando a sua imaginação, ajudando-a a desenvolver o seu intelecto e a esclarecer e resolver as suas emoções.

         Dada a importância das histórias, a equipa da Biblioteca Escolar deixa aqui algumas sugestões de livros para os dias de Natal. Boas leituras!









A equipa coordenadora da Biblioteca Escolar.