O blogue da nossa biblioteca

Informações úteis para encarregados de educação


Como educar para a leitura
As famílias são essenciais para estimularem nos mais jovens o gosto pela leitura e para os ajudarem a desenvolver plenamente as suas potencialidades. Ler é importante para o sucesso escolar.

Como escolher livros para jovens leitores
Leve para casa livros que motivem o seu jovem leitor. Estes conselhos podem facilitar-lhe a escolha quando, numa livraria, for confrontado com prateleiras repletas de volumes coloridos.

Como melhorar a compreensão na leitura
Ajude o seu filho a reter a informação que lê  esta é uma competência crucial, essencial à medida que ele vai ficando mais velho e precisa de recolher informação importante nos manuais.

Integrar a leitura e a escrita em atividades do dia a dia
Entre o 8 e os 10 anos, algumas crianças perdem a vontade de ler por prazer. Para manter o interesse pela palavra escrita, tente envolvê-las em tarefas que encorajem uma atitude positiva perante a linguagem.

Desenvolver competências de leitura nas férias
Durante as férias, é importante proporcionar à criança ou adolescente múltiplas oportunidades de aprendizagem para que continue a desenvolver o vocabulário e competências de leitura

Preferências de leitura por faixa etária
Até aos seis anos de idade, as crianças sentem-se atraídas por livros com ilustrações, mas, entre os 6 e os 8 anos, o texto começa a ocupar um lugar de destaque. A partir dos 9 anos, é necessário consolidar hábitos.

Como incentivar a frequência de bibliotecas
Nas bibliotecas, os mais jovens têm acesso a uma grande variedade de livros, publicações periódicas e filmes. Podem ainda participar nos programas de promoção da leitura, como a Hora do Conto e os Concursos de Leitura.