O blogue da nossa biblioteca

A pesquisa da informação em ambiente escolar

Literacia da informação: o modelo Big6
A pesquisa fornece um contexto para a aprendizagem, mas a quantidade de informação disponível torna necessário que os alunos adquiram a capacidade de selecionar, avaliar e usar a informação apropriada e eficazmente. Um programa abrangente no âmbito da literacia da informação deve envolver todos os alunos, orientando os trabalhos que realizam, de acordo com o currículo.

O modelo Big6 organiza-se em seis etapas:
1.ª Etapa: Definição da tarefa a realizar
O primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou o aluno definiram. E aqui coloca-se a primeira grande questão. Será que o aluno percebe exatamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das suas capacidades?
O tema não deve ser muito vasto ou demasiado abrangente. Mesmo que seja geral, deve ser tratado de forma a reduzir-se o âmbito da pesquisa.

2.ª Etapa: Estratégias de pesquisa de informação
Depois de o aluno saber com precisão qual é o tema a pesquisar, há que determinar o tipo de informação de que precisa. Deverá estabelecer-se um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
Esta etapa consiste em descobrir onde se deve procurar informação e quais as melhores fontes disponíveis. É tempo de perguntar: Como e onde se deve procurar? Quais são as fontes de informação disponíveis? Quais são as melhores? Quais são os métodos alternativos de obter informação?
Além da Internet, o aluno tem ao seu dispor livros, enciclopédias, jornais, revistas, CD Rom, documentários. Para cada tema, deve aprender a identificar a fonte de informação mais útil e selecionar um conjunto de palavras-chave para usar na pesquisa.

3.ª Etapa: Localização e acesso
Com esta etapa inicia-se a pesquisa propriamente dita, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vai fazer-se uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet. Devem utilizar-se as palavras-chave que o aluno estabeleceu na etapa anterior. Ele deve aprender a fazer buscas significativas, para não se dispersar.

4.ª Etapa: Utilização da informação
Depois de localizar e aceder a uma fonte de informação, o aluno deve ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspetos são úteis para o seu trabalho. Deverá extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverá descartar o que não é relevante e, à medida que vai tomando notas, deve referenciar o autor da informação, para depois o incluir na bibliografia.

5.ª Etapa: Síntese
Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa. O aluno deverá proceder à reorganização da informação dentro de um novo formato, não se limitando a reproduzir o que leu ou o que copiou da Internet. O professor deve valorizar as suas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação reestruturada.
Os alunos têm que consciencializar-se de que devem respeitar a propriedade intelectual de outrem. O plágio é desonesto e punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no seu trabalho utilizar textos de outras pessoas, o aluno tem que referir o autor através de uma nota de rodapé ou na bibliografia.
O aluno deve definir a forma como vai apresentar o trabalho, escolhendo a mais adequada ao tipo de trabalho e à informação reunida, de acordo com as suas capacidades.

6.ª Etapa: Avaliação
A última etapa é a da avaliação que o próprio aluno faz do trabalho realizado, tentando encontrar resposta para as seguintes perguntas:
A tarefa está completa? Corresponde às expectativas do professor? Poderia ter feito melhor? O que foi que aprendeu? Obteve a informação de que se necessitava? A informação que encontrou correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa?
Um trabalho de pesquisa pressupõe uma orientação constante e efetiva por parte do professor, que deve orientar os alunos em cada etapa do processo, fornecendo-lhes um guião de pesquisa.