O blogue da nossa biblioteca

Como redigir um relatório sobre um livro: um trabalho em 5 etapas

Tens que apresentar um trabalho sobre um livro? Vê como podes fazê-lo sem problemas!
Desde encontrar o livro certo até à apresentação final, este curso rápido, em 5 etapas, ensina-te a fazer o trabalho rápida e eficientemente.
1.ª Etapa: Escolher o livro
Descobre o livro certo. Independentemente dos teus interesses, há sempre um livro certo para ti. Encontra-o e terás um tema sobre o qual te agradará escrever.
· Pergunta aos teus amigos quais foram os livros que gostaram de ler. Ninguém te conhece melhor que eles, por isso aceita as suas sugestões.
· Na biblioteca e nas livrarias locais também podes encontrar quem te ajude na tarefa de escolher um livro adaptado aos teus interesses.
· Podes dar uma vista de olhos às críticas e comentários a livros na Internet, no Goggle, na Visão Júnior, ou em Os Meus Livros.
· Não te esqueças dos teus pais, que podem sempre surpreender-te com as suas sugestões.
· Antes de começares a fazer o trabalho, pergunta ao(à) professor(a) se concorda com a tua escolha.
Sugestão:
Pega no livro. Analisa atentamente a capa. Lê a primeira página. Lê a contracapa. Pergunta a ti próprio: será que este livro me vai agarrar? Se a resposta for sim, lê-o!
2.ª Etapa: Encontrar o livro
Depois de limitares a tua escolha ao livro que parece perfeito para ti, os locais onde o podes encontrar incluem a biblioteca da tua escola, a biblioteca municipal, as livrarias locais, ou sites online, como a Wook e a Fnac. Podes também optar por um e-book.
3.ª Etapa: Pensar no livro
Independentemente do livro que escolheste, o teu professor vai pedir-te que prestes atenção aos seguintes elementos:
· Personagens: Quem são as personagens principais? Como é que evoluem ao longo da história?
· Cenário: Em que tempo e lugar se situa a ação? A escolha do cenário foi apropriada?
· Introdução: No início do livro, há referências à localização, é dada informação prévia que te permite compreender o que vai acontecer a seguir e são introduzidas as personagens principais. Como é que o narrador revela esta informação nos capítulos iniciais?
· Antecipação dos acontecimentos: Por vezes, o narrador dá pistas sobre o que vai acontecer a seguir. Consegues encontrar exemplos no livro?
· Conflito: Em muitos livros há um conflito ou problema central. Qual é o conflito no teu livro?
· Clímax e resolução: Em que momento é que a ação atinge o auge? Como é que o problema é resolvido a partir deste ponto?
· Estilo: O narrador tem um estilo particular (por exemplo, recorre ao humor ou a expressões pouco comuns)?
E finalmente:
Gostaste do livro? Recomendá-lo-ias a um amigo? Porquê/porque não?
É um bom livro? Houve alguma parte que te tivesse desapontado? Porquê?
Alguns livros conseguem perturbar-te. Um livro que faz o leitor sentir-se desconfortável pode ser um bom livro?
4.ª Etapa: Redigir o trabalho
Um trabalho escrito sobre um livro inclui normalmente o nome do autor, o título, a descrição do enredo e a tua opinião, mas há muitas formas de o apresentares. Para além dos formatos habituais, um trabalho pode ser criativo e divertido. Podes selecionar entre os seguintes:
· Formato clássico
· Entrevista
· Peça de teatro
· Diário
· Artigo de jornal
· Poema
· Colagens
· Tira de banda desenhada
O formato clássico normalmente inclui:
· Um parágrafo introdutório, onde se refere o nome do autor, o título e uma ou duas frases sobre o tema do livro.
· O resumo do enredo. O teu professor espera que refiras as personagens, o cenário, o conflito…
· Uma análise. Esta é a parte principal do teu trabalho, onde tens a oportunidade de dar a tua opinião em dois ou três parágrafos. Porque é que o livro é aborrecido/divertido? Porque é que te perturbou? O é que te surpreendeu? E, em qualquer dos casos, quais são os elementos utilizados pelo narrador para conseguir esse efeito? Na tua opinião, o autor atingiu o seu objetivo?
· Conclusão. Termina com um parágrafo breve que resuma a tua apreciação do livro.
Entrevista: Escolhe uma personagem e faz-lhe uma entrevista como se ela fosse uma personagem real. Tens que escrever as perguntas e as respostas.
Peça de teatro: Escolhe uma cena do livro e reescreve-a em formato de peça teatral com um diálogo entre dois ou mais personagens e indicações sobre o cenário.
Diário: És uma personagem do livro. Seleciona um momento da narrativa e escreve sobre ele no teu diário.
Artigo de jornal: És um jornalista e a história do livro é verdadeira. Como é que a relatarias num artigo de jornal com direito a publicação na primeira página de um jornal?
Poema: Escreve um poema que a personagem principal poderia ter redigido num momento particularmente importante do enredo.
Colagens: Cria um painel com um conjunto de imagens relacionadas com o tema do livro.
Tiras de banda desenhada: Reconta a história em banda desenhada. Tem em consideração apenas os momentos principais, que seja possível recriar em 8 ou 10 tiras.
5.ª Etapa: Apresentação do trabalho
Apresenta-o com estilo!