O blogue da nossa biblioteca

Como organizar um trabalho de pesquisa

A nossa biblioteca utiliza como sistema de classificação de documentos a Classificação Decimal Universal. Esta classificação ordena o conhecimento humano em 10 classes e permite-nos identificar o assunto da obra, possibilitando juntar todas as obras do mesmo assunto e, dentro deste, do mesmo autor. Na biblioteca, tens um cartaz com a identificação das principais divisões da CDU. As estantes estão também identificadas.
Os documentos apresentam uma cota, que é uma espécie de endereço que nos permite localizá-los na estante. Podes encontrar a cota no interior do livro, na página sem impressão. Se tiveres dúvidas, podes pedir informações na Área de Receção da biblioteca..
Como encontrar um assunto dentro de um livro
Depois de localizares os livros sobre o assunto que te interessa, começa por observar o seu exterior e descobre informações úteis na capa e na contracapa. Em seguida, folheia cada um deles para descobrir como estão organizados. Presta atenção especial ao sumário e ao índice, que te indicam as páginas a consultar.
Como retirar informação de um livro. Que tenho de fazer?
1. Localiza o assunto no sumário ou no índice.
2. Seleciona as rubricas cujo título pareça esclarecedor.
3. Lê atentamente essas rubricas e retira a informação que procuras. E SÓ ESSA.
Como encontrar um artigo dentro de uma revista ou de um jornal. Que preciso?
1. Perceber como está organizado o jornal ou a revista que queres consultar.
Como fazer?
1. No caso das revistas, consulta o sumário.
2. No caso dos jornais, se já encontraste o jornal do dia pretendido e não souberes o número da página do texto que procuras, verifica se está assinalado nos destaques (não é habitual haver sumário).
3. Na maioria das vezes, é necessário folhear o jornal e procurar nas páginas que tratam do mesmo assunto do artigo que procuras. Por exemplo: desporto, cultura, educação, política, economia.
Como retirar informação de uma revista. Que tenho de fazer?
1. Lê o artigo com atenção.
2. Obtém uma fotocópia e sublinha a informação de que precisas. E SÓ ESSA.
3. Se a fotocopiadora não estiver disponível, regista no teu caderno a informação pela ordem em que aparece no texto.
4. Procura no dicionário o significado das palavras que são necessárias para a compreensão do texto.
5. Organiza a informação para realizar a tarefa, elaborando uma cronologia de acontecimentos, por exemplo.
Como retirar informação de um jornal. Que tenho de fazer?
1. Procura na 1.ª página referência ao assunto e possível chamada para as páginas interiores.
2. Verifica se o jornal está organizado em secções. Os títulos das secções e subsecções encontram-se, geralmente, no topo da página.
3. Seleciona a secção ou secções que possam conter a informação pretendida.
4. Escolhe, pelos títulos, antetítulos e subtítulos, a notícia que corresponde ao que queres saber.
5. Lê a notícia e retira a informação, tomando notas.