O blogue da nossa biblioteca

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Visita à escola da escritora Cristina Carvalho

Hoje, recebemos a escritora Cristina Carvalho, que se encontra na ilha a convite da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito do Outono Vivo


Pelas 14 horas e 30 minutos, as três turmas do oitavo ano dirigiram-se à Biblioteca e estiveram à conversa com a autora de O Gato de Uppsala e de mais cinco obras do Plano Nacional de Leitura. 


Depois de uma breve apresentação da escritora, a cargo da aluna do 8ºA Ivânia Gonçalves, Cristina Carvalho falou de algumas das suas obras. Enquanto apresentava livros como Lusco-Fusco, Ana de Londres, Nocturno ou Rómulo de Carvalho/ António Gedeão - Príncipe Perfeito, este último, uma biografia sobre o seu pai, a escritora ia mostrando aos nossos alunos a importância da leitura na formação pessoal de cada um, explicando-lhes que antes de se ser um bom escritor há que ser um bom leitor.






E a conversa continuou até perto das 16 horas, altura em que cessaram as perguntas dos nossos alunos, algumas previamente preparadas, a partir do estudo que fizeram sobre a autora, e outras que surgiram no momento, abordando temas que foram desde a infância da autora até ao difícil processo de criação e até de edição de um livro.
No fim, todos levaram para casa um marcador de livros autografado por Cristina Carvalho e mais um encontro para recordar.
Esperamos que esta tarde tenha despertado nos nossos alunos a vontade de ler. Os livros de Cristina Carvalho e muitos outros que povoam as estantes da Biblioteca Drummond.


No próximo sábado, pelas 21:30, Cristina Carvalho estará na Feira do Livro, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, numa sessão destinada ao público em geral.