O blogue da nossa biblioteca

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O QUE ANDO A LER

Hoje, retomamos a nossa rubrica "O que ando a ler". Desta vez, é o professor João Fagundes que partilha connosco as suas leituras.



            Este livro conta a história de uma pequena, GRANDE MULHER, que tem lutado pelo direito das meninas do Paquistão de irem à escola. Isto porque neste país, apenas aos rapazes é permitida a frequência à escola.
            Mesmo ameaçada de morte por um grupo terrorista talibã do Paquistão, o qual é contra a ida das meninas à escola, ela nunca se deixou intimidar e continuou sempre a lutar por esta causa. Devido à sua persistência, acabou por ser vítima de um atentado que quase lhe tirou a vida.
            A Malala hoje em dia encontra-se a viver em Inglaterra e foi recentemente distinguida com o Prémio Nobel da Paz, como reconhecimento da coragem e determinação, que sempre demonstrou na luta pelo direito à escolaridade das meninas do Paquistão.
É curioso este paradoxo: enquanto uns lutam pelo direito de irem à escola, outros há que o têm, mas recusam-se a usufruí-lo.
            O livro é muito interessante, pois permite-nos perceber melhor a forma com a educação é vista nos países muçulmanos, bem como perceber o porquê das constantes lutas existentes nesses países.

                                                Prof.João Fagundes