O blogue da nossa biblioteca

sexta-feira, 18 de março de 2016

SEMANA DA LEITURA 2016

       De 14 a 18 de março, vivemos uma semana recheada de livros, leituras, autores e leitores, na EBI Francisco Ferreira Drummond. Foi a Semana da Leitura, que chega hoje ao fim.
      
        Eis as atividades que ajudaram a celebrar o livro e a leitura:


FEIRA DO LIVRO

       Como disse Monteiro Lobato,  "uma casa sem livros é como um corpo sem alma". Foi, portanto, com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar trouxe à escola a "Feira do Livro", oferecendo aos alunos o fácil acesso à aquisição de novas obras infantis e juvenis, sobretudo por se aproximarem as férias da Páscoa, dias propícios à leitura junto da família. 
       Foi com alegria que a biblioteca testemunhou o sucesso da feira e o evidente interesse dos nossos alunos pelos livros. Os lucros reverterão a favor da aquisição de novas obras para os nossos jovens leitores. Obrigada a todos pela forte adesão!






LER EM TODO O LADO

       Para promover um contacto permanente com a leitura e para divulgar as obras existentes na nossa biblioteca, foi desenvolvida a atividade - "Ler em Todo o Lado". Foi selecionado um livro para cada turma que, com a colaboração de todos os docentes, foi lido nas aulas das várias disciplinas, ao longo da semana. A Biblioteca agradece a todos os docentes que dedicaram algum tempo das suas aulas à leitura. A professora de Matemática foi surpreendida pela Biblioteca Escolar a ler para os alunos do 5.ºC.





BIBLIOTECA SOBRE RODAS

       Naqueles momentos em que os nossos leitores - alunos, professores e funcionários - se encontravam mais afastados do espaço da biblioteca, tiveram oportunidade de requisitar os seus livros na "Biblioteca sobre Rodas", afinal, se Maomé não vai à montanha,...
        Houve uma grande adesão, tendo-se verificado um acentuado aumento no número de requisições.





DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIA

       Mais uma vez, a equipa da Biblioteca Escolar preparou a dramatização de uma história infantil para a pequenada na EBI e na EB1 de Porto Judeu. A história adaptada de "A ovelhinha que veio para jantar", de Steve Sallman e Joelle Dreidemy, revelou aos nossos jovens espetadores como, entre dois seres diferentes e distantes, pode nascer a amizade e o carinho. A representação foi excelente, como habitual, e foi grande o entusiasmo dos alunos que assistiram - da pré ao 5.º ano.




     


DIA DA POESIA

       O Dia Mundial da Poesia aproxima-se e a Biblioteca Escolar não podia deixar de assinalar este dia. "Garçons da Poesia" foi uma atividade promovida em articulação com as professoras de Português do 6.º ano.  Alunos do 6.º ano disseram poesia aos mais novos, do 1.º ciclo, e ofereceram~lhes uma guloseima com um poema, ou seja, um "doce poema". Os alunos que disseram os poemas - Tomás Almeida, Diana Dutra, Margarida Sousa, Rita Borges, Raquel Maduro e Raquel Vieira, - bem como os "garçons" - Alberto Soares e Samuel Meneses" - estão de parabéns pelo empenho e sobretudo pela forte expressividade demonstrada.











ENCONTRO COMO O ESCRITOR.... JOEL NETO

       O contacto com escritores é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano, entre quatro paredes. Depois dos alunos do 8.º B e 9.ºB terem conhecido a obra do escritor terceirense e de se preparem para a sessão, no dia 17 de março, chegou finalmente o momento de alunos e escritor interagirem num diálogo genuíno e espontâneo, que transformou o encontro num momento único.
        O trabalho, as dificuldades, os métodos, o percurso do escritor, foram alguns dos assuntos abordados com acentuado interesse dos envolvidos.  Foi uma experiência enriquecedora para todos e que contribuiu, com certeza, para que crescesse um pouco, dentro dos nossos alunos, a motivação para a escrita.
       Joel Neto revelou-se agradavelmente surpreendido, não só pela motivação dos nossos alunos, mas também pelos trabalhos artísticos preparados pela professora da equipa da Biblioteca Escolar - Paula Morais - para este evento.
       Obrigada ao Joel pela visita; aos alunos pela preparação e interesse demonstrados; à professora Paula Morais, pelo excelente trabalho.











      

FILMES E MUSICAIS

       Ao longo da semana, os alunos puderam também assistir a musicais e filmes ligados a obras existentes na nossa biblioteca - "O Principezinho", "A Menina do Mar", "Ulisses" e "O Diário de um Banana". Os alunos envolvidos - da pré ao 7.º ano - revelaram uma boa adesão à atividade.



       

       Esta semana de festa e de leitura não teria sido possível sem a colaboração e o empenho de todos. A Biblioteca Escolar deixa aqui um especial agradecimento...
.
... aos professores que constituem a equipa da Biblioteca Escolar - Angelina Esteves, Carla Cruz, Graça Silva e Paula Morais.

... aos funcionários da equipa da BE - Sandra Quadros, Diana Nunes, Rodrigo Flores e Maria dos Santos.

... ao Conselho Executivo, pelo apoio prestado na organização da Feira do Livro.

... a todos os professores e funcionários que se envolveram nas atividades..


      Continuação de boas semanas de leitura!

       A Coordenadora da Biblioteca Escolar,
       Paula Magalhães.