O blogue da nossa biblioteca

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Estórias e Estigmas

       Muitas crianças e jovens da nossa escola entraram hoje no mundo das histórias pela voz de Ricardo Ávila, o hábil contador terceirense.
       Ouviram histórias muito variadas, como Escada Vermelha, O sapo e o estranho, Os cães não dançam ballet; Boca Cerrada, entre outras.
       Todas têm algo em comum – abordam dilemas com que os jovens têm de lidar no dia a dia, na escola, na sala de aula, no recreio…Os presentes enveredaram por histórias que falam de medos, de forças, de silêncios, de vidas, de estigmas…
       Com esta atividade, procurou-se, através da ficção, abordar questões importantes para educar para o respeito e para a convivialidade. Não só se pretendeu problematizar o tema da violência em meio escolar na presença de alunos agressores, como também proporcionar ao aluno-vítima um momento de partilha, fornecendo-o de informação suficiente para estar apto para lidar com situações variadas de violência na escola.
         Participaram alunos das turmas: 5.ºA, 5.ºB, 5.ºC, 6.ºA, 6.ºC, 7.ºB, PP2, FP1, FP2, Profij (Op. Ag.).
       Como sempre, Ricardo Ávila encantou o público com a forma como narrou, conseguindo uma boa dinâmica e interação nos grupos, nas três sessões que decorreram, ao longo do dia, na Biblioteca. 

     







   
     Quanto ao magnífico cartaz elaborado para esta atividade, este foi feito pela professora Paula Morais a partir de desenhos de três alunos: Lúcio Neves (FP1), Cristiana Costa (FP1) e Andreia Martins (PP2). A Biblioteca agradece a importante colaboração.