O blogue da nossa biblioteca

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O percurso de um livro

Como já é do vosso conhecimento, a nossa biblioteca é recente. No ano letivo passado, recebeu uma doação de livros da Junta de Freguesia da Feteira. Os livros já foram todos inventariados, tendo-se contado 6255 volumes.
Neste momento, a par com as atividades de dinamização que vamos promovendo, temos entre mãos a tarefa de os registar, separar por temas, catalogar e, finalmente, inseri-los no programa informático Biblionet. Assim dito, parece uma tarefa simples, no entanto, revela-se extremamente morosa, se pensarmos no longo caminho percorrido por um livro desde que entra numa biblioteca:
1 - Os livros  são limpos e verifica-se se estão em condições de serem manuseados;
2- Os livros são carimbados, segundo as regras da biblioteca;
3 - A cada volume é atribuído um número de registo;
4 - Aqui, começa a tarefa mais difícil e demorada: a separação dos livros por áreas, de acordo com a CDU.
5- Separados os livros pelas 9 grandes áreas, colam-se as fitinhas com a respetiva cor.
6 - A seguir, dentro de cada área, faz-se nova separação: por género literário, por exemplo. Dentro da Literatura, existe o romance, o conto, o teatro, a poesia, etc.
7 - Depois de separados por temas, é-lhes atribuído um código, que indica a temática específica de cada livro (ex: 821.134.3 - 31 - romance português);
8- Os livros são, então, reorganizados nas prateleiras, por códigos e por ordem alfabética.
9 - Finalmente, são introduzidos no programa informático, que implica o preenchimento de várias categorias, como título, autor, editora, edição, ano de edição, tradutor, ISBN, etc.
Depois de todo este processo, os livros lá estão... a aguardar-vos... esperam por uma LEITURA!
Apareçam.