O blogue da nossa biblioteca

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia do patrono

No dia 21 de janeiro, a comunidade escolar relembrou o homem que deu nome à nossa escola e que muito fez pela vila de São Sebastião.
Após uma longa e profunda pesquisa na biblioteca da nossa escola, as alunas Laura Lopes e Mariana Rosa, alunas do 8º C, realizaram uma breve apresentação do nosso homenageado, referindo os seus dados biográficos, as suas vocações para as mais diversas áreas, bem como a sua importância para a vila de São Sebastião, de onde era natural. Tal como D. Sebastião, que nunca chegou a aparecer, também um retrato do nosso patrono nunca chegou a surgir na pesquisa das duas alunas. Daí que a fisionomia do nosso grande historiador permaneça um mistério.
Durante a tarde da segunda-feira, os alunos do 2º ciclo foram depositar coroas de flores junto do monumento localizado no Rossio, que homenageia o ilustre historiador, paleógrafo, organeiro e político.
Pelas 20h, realizou-se, no auditório da escola, uma sessão solene onde as duas alunas acima mencionadas apresentaram a todos os presentes a vida e obra de Francisco Ferreira Drummond. Para além disso, declamaram um poema, por elas escrito, sobre o nosso patrono. A orquestra da Tomás de Borba e a aluna Ana Rita Sousa deliciaram os presentes com dois momentos musicais que aqueceram as almas de todos aqueles que encheram o nosso auditório.
Nesta sessão, também foram entregues os diplomas de mérito e de excelência aos alunos que se distinguiram pelo seu empenho, interesse e bons resultados, ao longo do ano letivo transato.
De seguida, todos os presentes puderam conviver num beberete que foi oferecido pela escola.
 
E assim decorreu o dia 21 de janeiro, data que ficará para sempre na história dos Açores, da Terceira, da vila de São Sebastião e da nossa escola, por ter sido o dia em que veio ao mundo o homem cujo nome distingue a nossa escola das demais.