O blogue da nossa biblioteca

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Há vida na biblioteca!

          Para muitos, as bibliotecas ainda são espaços frios e inóspitos, recheados de tomos pesados, meticulosamente alinhados em prateleiras de madeira escura. Objetos intimidantes, que não apetece ler. A completar a imagem, a figura da bibliotecária carrancuda, que intimida quem se aproxima dos livros que lhe cabe guardar.
          Ao contrário desta imagem que (ainda) povoa o imaginário de muitos de nós, a nossa biblioteca é quentinha e aconchegante. Os alunos são recebidos pela Sofia, que os orienta e ajuda a escolher o livro mais adequado. E os livros estão cá para serem acariciados, folheados, lidos, devorados. A nossa biblioteca não cheira a mofo. Cheira a biscoitos e a chocolate e a pipocas. Na nossa biblioteca, ouvem-se contos de Natal. Os meninos, de olhos a brilhar, viajam até à terra do pai Natal, onde há renas e neve. E, no fim, aquecem-se com biscoitinhos de mel e com leite com chocolate. E saem felizes e (esperamos) com vontade de voltar. Os mais velhos veem filmes adequados à época, enquanto comem pipocas. Entretanto, chega mais um grupo, para se inscrever no clube de leitura. Ou criancinhas da pré, com as suas mochilas "Vai e Vem", à procura de um livro novo para os pais lhes lerem ao serão. Na nossa bibioteca, há vida!

Um grupo de alunos do 3º ano, a ouvir o conto Onde estás tu, Pai Natal?, contado pela colega Carina Leal, acompanhada à guitarra pela Jéssica Leal, ambas do 9ºB.


A educadora Angelina Esteves, à lareira, faz os meninos sonhar.


No fim, a surpresa: uma encomenda e uma carta, deixadas pelo pai Natal, que ia a passar e ouviu o conto.


Que delícia! Biscoitinhos de mel, iguais ao do conto, e leitinho com chocolate!


Também os adultos passaram por cá estes dias. Foi aqui a "sede" do "Amigo Secreto". Depois de muitas trocas de mensagens de amizade, o presente final foi um livro.

E assim desejamos umas Boas Festas a todos quantos nos leem, de preferência com boas leituras.