O blogue da nossa biblioteca

quinta-feira, 21 de março de 2019

"Poemas suspensos" no Dia Mundial da Poesia

       

       Muitos poemas invadiram a biblioteca com a exposição "Poemas suspensos". Esta é uma iniciativa que assinala  o Dia Mundial da Poesia (21 de março) e estará presente na biblioteca até ao dia 27 de março.


       São poemas cheios de sentimento e cheios de criatividade, produzidos pelos alunos da EBI Francisco Ferreira Drummond.


     Os poemas foram escritos por alunos do 4.ºT5, 5.ºA, 5.ºB, 7.ºA, 7.ºB, 8.ºA e 8.ºB. Há poemas fascinantes. Há poemas em português, em inglês e em francês e de temas variados.





       Quem visitou hoje a biblioteca,  encontrou também um conjunto de sugestões de livros de poesia para leitura.


     
     
       Ao longo do dia, tem sido evidente o entusiasmo dos alunos que participam e visitam a exposição.

       Esta inicativa, prevista no PAA da BE para assinalar o Dia Mundial da Poesia, foi desenvolvida em articulação com o Departamento de Línguas e com a colaboração dos docentes do 1.º ciclo.

       A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os professores e alunos que colaboraram e tornaram esta atividade possível.

       A todos os nossos utilizadores, desejamos uma vida cheia de poesia!

       A equipa da Biblioteca Escolar.


Vamos ser geógrafos!

       Para assinalar o Dia do Geógrafo, a Biblioteca Escolar desenvolverá, ao longo do mês de maio, a atividade "Vamos ser geógrafos!", com as disciplinas de Geografia e Português.




       Depois da professora de Geografia abordar o conteúdo "Paisagens" nas turmas do 7.º ano, os alunos, na biblioteca, observarão e descreverão imagens, utilizando termos específicos aprendidos nas aulas de Geografia. Espera-se também que os alunos identifiquem e expliquem a presença de elementos naturais e humanizados nas imagens obervadas.
       Para descreverem as paisagens, os alunos aplicarão os saberes de Português, com a produção de um texto descritivo.



       Esta atividade culminará com a apresentação dos trabalhos na Biblioteca Escolar, no dia 29 de maio - o Dia do Geógrafo. Os trabalhos ficarão expostos na biblioteca e serão divulgados aqui, neste blogue.


       Aos pequenos geógrafos, votos de um bom trabalho! E até breve!

      A equipa da Biblioteca Escolar.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

+Seguros na Internet

      A 5 de fevereiro assinalou-se o Dia da Internet +Segura, sendo todo o mês dedicado a esta temática. 

       A Biblioteca Escolar desenvolveu a atividade  "Perigos da Internet", dirigida aos alunos do 5.º ano.  Numa primeira sessão, no dia 5 de fevereiro, a professora de TIC, Vanda Várzea, abordou temas como - roubo de dados, software malicioso, cyberbullying, predadores, entre outros.






       Foi também promovido o debate e a sensibilização de todos para uma utilização mais segura da internet. Os alunos mostraram-se muito interessados e participativos, com muitas situações a relatar e questões a colocar.

     
       No dia 12 de fevereiro, numa segunda sessão, foi o momento de saber se todos tinham aprendido, respondendo a um quiz sobre os perigos na rede. Foi evidente o entusiasmo dos alunos com esta atividade.

     

       No final desta sessão, conheceram ainda a página online da Internet Segura. Esta página tem BD, jogos, entre outros recursos, que podes também explorar na SeguraNet.
       
        Esta é uma ação prevista no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar que pretende contribuir para a utilização segura da internet pelos alunos.

      A todos, votos de viagens seguras na internet!

      A equipa da Biblioteca Escolar.



     

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Oferta de livros à biblioteca



       A nossa biblioteca está mais rica com os vinte e seis livros oferecidos pela Direção Regional de Educação, através do Plano Regional de Leitura. Esta oferta resulta da prioridade assumida, no âmbito do Prosucesso, para a promoção da literacia da leitura.

      O Ciclo do pão, de Cristina Quental e Madalena Magalhães, O beijo da palavrinha, de Mia Couto, Era uma vez... mais uma vez, de Sónia Sousa e Águas de Verão, de Alice Vieira são alguns dos títulos acabados de chegar.


       Agradecemos o enriquecimento do acervo da biblioteca e o empenho de todos na promoção da leitura.

       A equipa da Biblioteca Escolar.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

As plantas com Fernanda Botelho






      Os alunos do JI/EB1 de Porto Judeu - do pré-escolar e 1.º ciclo - participaram hoje na sessão com a escritora Fernanda Botelho.

       A propósito dos seus livros infantis, Sementes à solta, Salada de Flores e Hortas Aromáticas, a autora transmitiu aos mais novos algumas noções básicas ligadas às plantas e algumas sugestões da sua utilização no dia a dia.




     Para aqueles que desejam conhecer o trabalho de Fernanda Botelho e alargar o seu conhecimento sobre as plantas, a biblioteca já adquiriu o livro Hortas Aromáticas, que estará brevemente disponível para requisição.

       Mais uma vez, a equipa da BE agradece à equipa do Outono Vivo por ter enriquecido o seu Plano Anual de Atividades com esta iniciativa.

       A todos, continuação de boas leituras com a Biblioteca Escolar!

domingo, 4 de novembro de 2018

Encontro com Maria Francisca Macedo



       Sexta-feira, dia 2 de novembro, alunos do 1.º e do 2.º ciclo participaram no "Encontro com a escritora Maria Francisca Macedo", promovido pela Biblioteca Escolar.
       Foram duas sessões - uma em São Sebastião e outra em Porto Judeu - onde a autora apresentou a coleção "O Clube dos Cientistas", livros que têm a ciência como pano de fundo e que deixaram os pequenos leitores muito entusiasmados.






      


   No encontro, as crianças presentes, não só conheceram os livros da autora, como as experiências que dão vida às histórias d' «O Clube dos Cientistas».















     Puderam ainda, alunos e professoras, executar algumas das experiências com que as personagens resolvem os mistérios das suas histórias.










       Maria Francisca Macedo frequentou o curso de Biologia e é professora do Ensino Básico. Adora dar aulas, escrever, desenhar, e tem uma inesgotável curiosidade por tudo o que se relaciona com ciência.








       A sessão foi um sucesso e, no final, o momento por que muitos esperavam. Maria Francisca Macedo autografou os livros adquiridos pelos alunos e respondeu à perguntas dos mais curiosos.

       A quem não pôde adquirir um livro da autora, a Biblioteca Escolar tem já disponíveis, a partir desta semana, alguns dos números da coleção para emprestar aos seus utilizadores.




         A equipa da BE agradece ao coordenador da BE da EBI da Praia da Vitória e à equipa do Outono Vivo por terem proporcionado às crianças da EBI Francisco Ferreira Drummond o encontro com a grande escritora Maria Francisca Macedo.


        Continuação de boas leituras!

       A equipa da Biblioteca Escolar.